Iago Frota

Desenvolvedor Web

Freelancer

QA

Sunset Lover

Iago Frota

Desenvolvedor Web

Freelancer

QA

Sunset Lover

Postagens

[shorts] Como remover todas as branches locais de forma automatizada usando PowerShell no Windows

[shorts] Como remover todas as branches locais de forma automatizada usando PowerShell no Windows

Ao trabalhar com repositórios Git, é comum acumular diversas branches locais que já não são mais necessárias. Remover essas branches manualmente pode ser demorado e incrivelmente entediante (falo por experiência própria 😑). Neste artigo, vou sugestionar como automatizar esse processo usando o PowerShell no Windows. Se você tiver outra forma, não deixe de comentar! 😎

Passos

  1. Abrindo o PowerShell: Abra o PowerShell no diretório do seu repositório Git.
  2. Listando as Branches Locais: Primeiro, precisamos listar todas as branches locais existentes. Estamos fazendo isso na linha 19.
  3. Definindo as branchs que deverão serem mantidas: Precisamos definir quais branches deverão serem mantidas, por exemplo, a branch atual, master, main, develop, …. Eu defini algumas, veja se faz sentido para você e altere. Veja na linha 22
  4. Iterando e Removendo as Branches: Agora, na linha 25, vamos percorrer a lista de branches e remover cada uma delas com exceção das branches definidas na linha 22.

Conclusão

Espero que este artigo tenha sido realmente útil para ser usado no seu dia a dia. Já configurei no meu PHPStorm e utilizo com certa frequência. Não gosto de ficar acumulando branches por muito tempo. Segue um conselho Certifique-se de revisar as branches antes de executar o script para garantir que nenhuma branch importante seja removida acidentalmente.

Taggs:
Write a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.