15 Comandos úteis do VIM que utilizo
Estou utilizando muito o VIM para fazer pequenas alterações e pesquisas em arquivos nos nossos ambientes pré-produtivos.
Sobre o VIM

O VIM é um editor de texto poderoso e flexível que pode ser usado por programadores, escritores e usuários que precisam de uma ferramenta de processamento de texto. O VIM é executado no terminal, e embora tenha uma curva de aprendizado íngreme, ele pode ser personalizado para atender às necessidades do usuário.
Bora lá 😎
Comandos úteis
i: para entrar no modo de inserção de texto.Esc: para sair do modo de inserção de texto e voltar ao modo de comando.:w: para salvar o arquivo.:q: para sair do editor.:wq: para salvar e sair do editor.:q!: para sair do editor sem salvar as alterações.dd: para deletar a linha em que o cursor está posicionado.yy: para copiar a linha em que o cursor está posicionado.p: para colar o texto copiado ou deletado.u: para desfazer a última ação.Ctrl-r: para refazer a última ação desfeita.:set number: para exibir o número de linha ao lado do texto./texto: para buscar o texto dentro do arquivo.- Para ir numa linha específica:
:número - Navegar por um arquivo: Use as teclas de seta para navegar pelo arquivo. Use a tecla "G" para ir para a última linha do arquivo ou
shift + G.
Personalização
O VIM é um editor de texto altamente personalizável. Isso significa que é possível configurá-lo para atender às suas necessidades específicas. Por exemplo, você pode alterar a cor do plano de fundo, definir atalhos de teclado personalizados ou instalar plug-ins que adicionam funções adicionais. Para personalizar o VIM, você pode editar o arquivo de configuração, que geralmente está localizado em ~/.vimrc.
Conclusão
Por fim, espero ter mostrado os comando que acredito que serão úteis para um grande número de pessoas. Espero que esses comandos úteis ajudem você a começar a usar o VIM de maneira mais eficiente.

